Aqui explico as principais diferenças entre Joias, Semijoias, Folheados/Banhados e Bijuterias:
Possuem quase que completamente material nobre (ouro ou prata) e pedras nobres. Elas são peças de longa durabilidade e resistem ao desgaste e à corrosão. Por isso, são de alto valor e tendem a valorizar monetariamente com o tempo.
São feitas com uma estrutura de metais não nobres (geralmente bronze, cobre ou latão), mas possuem as últimas camadas com metal nobre (ouro 18k, ródio, grafite, prata) via técnica chamada galvanoplastia. Quanto mais camadas de metal nobre, maior a durabilidade da peça.
Alguns joalheiros consideram que a peça é semijoia a partir de 3 a 5 milésimos de ouro 18k de camada. O ideal é que a espessura seja de no mínimo 5 milésimos, pois isso aumenta a durabilidade e torna o acessório de qualidade. Também é necessário a aplicação de verniz contra oxidações causadas por substâncias abrasivas, como cloro, álcool e suor do corpo.
Alguns consideram que peças em Aço Inoxidável são semijoias, pela qualidade do material e durabilidade muito superior e resistência até ao sal do suor e da água do mar.
Os folheados assim como as semijoias são metais não nobres com camadas de metal nobre. Porém, os folheados e banhados tem no máximo de 1 a 3 milésimos de ouro 18k ou prata.
Atualmente, o processo de folheamento tem sido substituído por banho (banhados) em galvanoplastia, pois é um processo mais fácil que deixa as peças com maior durabilidade, com camadas mais grossa, camada antialérgica e deixam as peças semelhantes às joais em aparência.
São produzidas com materiais de menor qualidade, como miçangas, alumínio, cobre e latão, podendo conter pigmentos que as deixam prateadas ou douradas. Elas escurecem rapidamente porque nem sempre tem um acabamento final com verniz, o que diminui ainda mais a sua durabilidade.
Essas peças oxidam rapidamente deixando a pele com um tom esverdeado, podendo causar alergias em pessoas mais sensíveis. As pedras usadas são geralmente de plástico, acrílico, strass ou pérolas sintéticas de baixa qualidade, que são coladas, ficam opacas e perdem o brilho com o tempo.
A Zircônia é conhecida como o "diamante das semijoias". Isto porque o brilho dela é semelhante ao dos diamantes verdadeiros, mas sua vantagem é ter um preço muito mais acessível.
É uma pedra que alguns consideram preciosa, sendo que é Sintética ou Natural. A Zircônia Sintética (Zircônia Cúbica) é produzida em laboratório a partir do elemento zircônio e óxido de zircônio. Já a Zircônia Natural é um mineral raro de encontrar.